Labor news

2013-08-09 - Análise química de solo, Análise de fertilizante mineral

Você sabe como é realizada e qual a importância da análise de fósforo remanescente (P-rem)?

Muitos agrônomos, agricultores, produtores rurais e outros profissionais ligados ao agronegócios já ouviram falar sobre a análise de fósforo remanescente, mas muitos não sabem como é o processo de análise do P-rem no laboratório e também tem dúvidas ao interpretar os dados desta análise.

Um dos pontos mais importantes a ser considerado numa análise de Fósforo (P) é o 'tipo' do solo que está sendo analisado, tanto na análise de Fósforo presente no solo (via Mehlich-1) quanto na análise através do P-rem (Fósforo remanescente).

Em qualquer análise de fósforo no solo é imprescindível que se observe a classe textural do solo, visto que a disponibilidade de fósforo varia de acordo com a composição granulométrica do solo.

Para auxiliar no entendimento e comparar os resultados entre a análise de solo de fósforo (Mehlich-1) e P-rem desenvolvemos um infográfico comparativo, que irá esclarecer as diferenças entre os 2 métodos (Mehlich-1 e P-rem) e também demonstrar a diferença entre os resultados em 2 tipos de solo (arenoso e argiloso):

Infográfico de análise de fósforo remasnecente (P-rem) - solo arenoso e solo argiloso

Desta forma fica evidente a importância da análise de P-rem para verificar a necessidade da aplicação deste elemento no solo. Portanto, antes de comprar o fertilizante para a sua lavoura, faça uma análise completa do solo, inclusive de P-rem, na Laborsolo Laboratórios.

Ainda ficou com alguma dúvida? Comente! Pergunte! Participe!