2016-09-13 - Análise química de solo
Solo compactado e baixa produtividade? Verifique a presença de Sódio (Na) no solo!
Apesar do Sódio (Na) não ser um nutriente ele compõe a soma de base e a CTC na metodologia de Albrecht que utilizamos aqui na Laborsolo, por isso o sódio precisa ser determinado. Em solos "saudáveis" ele normalmente é zero ou bem próximo disso, por isso muitas vezes é ignorado. Para Albrecht o limite máximo de sódio no solo é 1%, acima disso já é crítico.
É por isto que a Laborsolo inclui agora os resultados de Sódio (Na) na sua rotina laboratorial, informando o resultado desta análise dentro da Análise de Macronutrientes (que até 31/12/2016 também inclui a análise de micronutrientes). Entenda melhor a importância da análise de sódio:
O Sódio (Na), assim como o Potássio (K), são elementos que tem maior poder salino, ou seja, excesso de sódio saliniza o solo, isso pode levá-lo a um processo de sodificação.
O que pode levar ao aumento do sódio no solo?
- Processo natural (há várias regiões que são mais propensas a salinização)
- Irrigação inadequada (qualidade da água, quantidade de água utilizada, drenagem insuficiente, etc)
- Uso inadequado de fertilizantes
Quais as consequências da presença de Sódio no solo?
A presença de sódio (salinização ou sodificação) causa diversos problemas no solo, dentre eles:
Efeitos sobre o solo:
- Diminuição da disponibilidade de nutrientes
- Diminuição do potencial da água no solo
- Dispersão de partículas (verificada através da análise de Argila Dispersa em Água)
- Encrostamento e compactação do solo
- Aumento da resistência a penetração de raízes
- Toxicidade de íons específicos (inibição competitiva)
Efeitos sobre as plantas:
- Estresse hídrico
- Alterações no metabolismo geral das plantas
- Toxidez de íons específicos (Cl-, Na+)
- Inibição competitiva (Cl- vs NO3-, Na+ vs (K+, Ca2+, Mg2+)
- Redução da taxa de crescimento
- Redução da produtividade
Como recuperar um solo salinizado ou sódico?
Os solos salinizados ou sodificados são considerados inférteis, daí a preocupação com sua recuperação. Este processo varia de acordo com a quantidade de sais encontrados. Pode ser necessária a aplicação de gesso agrícola (ou de outros corretivos como Cloreto de cálcio, Enxofre, Ácido Sulfúrico ou Calcáreo), ou ainda um processo de lavagem, o que inclui melhora do sistema de drenagem subterrânea, lavagem natural pela chuva ou aplicação de uma lâmina de lixiviação.
O seu Engenheiro Agrônomo é a pessoa mais indicada para analisar estas situações com você.
Faça a Análise de Macronutrientes na Laborsolo que agora também contempla a análise da presença de Sódio(Na)(a partir de 20/09/2016), lembrando que até 31/12/2016 você terá também a análise de micronutrientes! Aproveite e faça também a Análise Física! Adquirindo a análise granulométrica você terá também a análise de Argila Dispersa em Água, que mostrará a se o sódio está impactando na dispersão das argilas, o que pode acarretar compactação e probabilidade de erosão.
Neste caso é sempre melhor prevenir já que os custos com correção são muito maiores que a prevenção! Faça sua análise e converse com seu Engenheiro Agrônomo.