Labor news

2019-06-11 - Análise química de solo, Análise de tecido foliar

Você sabe qual o papel das bases (Cálcio, Magnésio e Potássio) na nutrição vegetal?

O Dr. José Carlos Vieira preparou um texto especial sobre este assunto. Afinal qual o papel das bases na nutrição vegetal? Sabemos que a saturação das bases é um dos principais parâmetros utilizados em análises de solos. É a relação entre a quantidade dos cátions básicos em relação aos cátions ácidos que compõe a CTC a ph 7.

Verifica-se que para aumentar a saturação das bases para contrapor-se à presença de H+ e Al+++ deve se adicionar cátion metálicos como cálcio, magnésio e potássio.

Este feito leva a um contraponto do pH do sistema.  Ressalta-se que o pH não é fator apenas da presença das bases, mas há outros fatores de influência como, por exemplo: a natureza da micela, isto é, se são oxídica, silicatada, húmica e outras.

Dos principais cátions solúveis que se encontram nos solos os mais comuns são fornecidos pela calagem, método usado para fornecer ânions neutralizantes como o bicarbonato (HCO3) e a hidroxila (OH), e os cátions cálcio e/ou magnésio.

Dessa forma, a adição de cátions metálicos básicos, é a chave para regulação do pH. Por outro lado, esses cátions metálicos mais comuns como Ca+, Mg+ e K+ são considerados nutrientes essenciais.

Você quer saber então para que servem as bases para as plantas? Clique aqui e veja o artigo na Doutores da Terra!