2017-11-30 - Mercado Agrícola
Benzoato de emamectina finalmente registrado. Paraquat autorizado por mais 3 anos.
Dois anúncios importantes esta semana para o Agronegócio: O primeiro feito ontem (29/11) quando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA) concedeu registro definitivo para o Porclaim 50, a base do ingrediente ativo benzoato de emamectina, importante para o combate da Helicoverpa armigera, que tem atacado as áreas de soja, algodão, feijão e outras culturas em diversas regiões do país.
O produto está aprovado tanto que no diz respeito a sua eficiência agronômica, quando segurança ao meio ambiente e saúde humana.
O produto vinha sendo comercializado desde 2013 com autorização emergencial, apesar da Helicoverpa estar presente nas lavouras desde 2011.
O segundo é que a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) decidiu rever sua posição e autorizou o uso do Paraquat por mais 3 anos.
O produto, de baixo custo, é utilizado há vários anos por inúmeros países. É aplicado no pré-plantio das culturas de grãos e na dessecação de culturas para a pré-colheita.“O paraquat é importante na dessecação das culturas (secagem) e não existe hoje no mercado outra opção e que dê o mesmo resultado”, esclareceu Rangel. “O seu uso está restrito a culturas de algodão, soja, arroz, banana, batata, café, cana-de-açúcar, citros, feijão, maçã, milho e trigo”