2017-05-17 - Notícias da Laborsolo, Análise química de solo, Análise de tecido foliar
Agricultura de Alta Performance é isso! Gerenciar a fertilidade do solo para garantir produtividade, rentabilidade e baixo risco!
Será que é possível resgatar uma área degradada, que serviu 10 anos como pastagem, sem nenhuma correção de solo ou manutenção e torná-la altamente produtiva já no primeiro ano?
Acha difícil? Trabalhoso? Pois é possível utilizando os instrumentos, corretivos e fertilizantes corretos!
[caption id="attachment_19921" align="alignleft" width="300"] Lucas Endler Rosa[/caption]Essa é a história da área da família Endler Rosa, de Carazinho-RS, próximo a Passo Fundo. Eles arrendaram um talhão de sua propriedade há mais de 10 anos e o arrendatário explorou a área como pastagem durante todo esse período, sem realizar nenhuma correção do solo ou manutenção de fertilidade.
Para retomar o cultivo na área, que estava visivelmente muito degradada, era necessário fazer uma intensa recuperação do solo. Foi então que Lucas Rosa, que também é Engenheiro Agrônomo, procurou a equipe da Plantar Assessoria Rural (Representante A2P da Laborsolo no Rio Grande do Sul). Ao relatar o caso, foi sugerido pelo Engº Agrônomo Guilherme Richter Amado (sócio da Plantar) que fizesse a implantação do A2P (Agricultura de Alta Performance).
Foi então realizado o procedimento de implantação, com a coleta georreferenciada de amostras de solo para mapear as Zonas de Manejo da área e implantar o SAI (Sistema de Amostragem Inteligente). Na sequência realizou-se a correção do solo e o plantio da soja, com as adubações respeitando as carências identificadas. E, durante todo o desenvolvimento, foi feito o monitoramento da nutrição vegetal através das análises foliares.
Segundo Lucas Rosa, “foi surpreendente, conseguimos acima de 70 sacas no 1° ano de cultivo.” Ele lembra que o processo foi simples: “Implementamos o que foi pedido nas análises e obtivemos uma excelente quantidade na produção. O resultado foi muito expressivo dadas as condições que o solo estava”.
O Engº Agrônomo Roberto John, da Plantar, ressalta que a produtividade média da área foi de 73,83 sc/ha, bem acima da média da região que ficou em 52 sc/ha.
Quer saber mais sobre o A2P? Quer implantar em sua área também? Entre em contato com a Laborsolo ou com nossos representantes!