2017-06-23 - Notícias da Laborsolo, Análise química de solo, Análise de tecido foliar
Agricultura de Alta Performance é isso! Levar a propriedade a novos recordes de produtividade
“Altas produtividades são só possíveis em pequenas áreas e com grandes investimentos”. Será mesmo que isso é verdade?
O caso da Fazenda Cerrado do Campo, no Alto Taquari (MT), mostra que não é bem assim! O proprietário Douglas Jr. Turchetti implantou a Agricultura de Alta Performance (A2P) numa área de 2.600 hectares e, já no primeiro ano, obteve uma produtividade média acima de 70 sacas/ha!
Segundo o Engenheiro Agrônomo Jaime Dahlem, da De Sá Planejamento Agropecuário, que acompanha a área em alguns talhões a produtividade já alcançou mais de 80 sacas/ha.
O cultivo de soja está presente na área a mais de 20 anos e nunca alcançou produtividade semelhante. Um recorde até mesmo na sua região.
Jaime Dahlem destaca que a expectativa para este ano é ainda maior, já que será possível trabalhar de forma mais intensiva a correção do solo, “nesta última safra foi possível seguir as recomendações do A2P integralmente apenas na nutrição vegetal”. Ele lembra ainda que no ano passado já foi possível observar a redução de custos e que a perspectiva seja de uma economia ainda maior na próxima safra.
Douglas Jr. Turchetti ressalta “O resultado com a A2P foi positivo. E na verdade, superou as expectativas. Com a A2P é possível receber um diagnóstico real e mais apurado da propriedade. É um trabalho mais específico da realidade de cada ponto da propriedade e não uma generalização. Assim é possível trabalhar conforme cada ponto da propriedade e de acordo com suas necessidades”.
Conrado Fioretto, Engenheiro Agrônomo da Laborsolo, ressalta que “essa é a principal vantagem para quem tem grandes áreas, poder trabalhar individualmente as necessidades de cada talhão, com agilidade e rapidez que só o sistema de zonas de manejos e pontos inteligentes permite”.
Tem grandes áreas produtivas de soja, milho, café, cana-de-açúcar e algodão? Então conheça a A2P.