2014-07-08 - Corneta do Agro
Ervas daninhas resistentes a Glyphosate
Pesquisadores americanos mostraram que é necessário tomar uma abordagem de tolerância zero no controle de caruru resistente ao GLYPHOSATE (Amaranthus palmeri, Palmer amaranth). Cientistas da Universidade do Arkansas mostraram que sementes de uma planta resistente resultariam em uma completa perda da cultura dentro de três anos se apenas o GLYPHOSATE for usado no controle das plantas daninhas.
Os estudos demonstraram a necessidade de vigilância no controle de caruru resistente com diversos modos de controle, dizem os pesquisadores. O estudo foi publicado na Weed Science, a revista da Weed Science Society of America.
Fonte – AENDA
Nosso comentário: O que dizer da buva resistente e muitas outras plantas que tem surgido ano após ano? Acontece que a força de vendas das empresas é muito forte e a classe agronômica está comprometida com o tipo de manejo proposto, isto é, glifosate e mais glifosate. Como ninguém discute o assunto com seriedade, corremos o risco de perdermos o controle da situação. Nos próximos dias você poderá ver um artigo sobre este caso na Revista Doutores da Terra (2ª Edição). Aguarde!