Entenda nosso laudo
Neste quadro encontram-se os teores de Fósforo e Enxofre na solução do solo determinadas em mg/L (miligramas por litro de solução). Os mesmos valores também são apresentados em mmolc/L (milimol de carga por litro). Estes são os principais ânions nutrientes. É possível se determinar separadamente os teores de nitrato.
Neste quadro e possível se visualizar graficamente como se distribuem os cátions básicos principais em porcentagem no extrato de saturação. Apresenta ainda o Índice RAS (Razão de Adsorção de Sódio), que estima a salinidade da solução.
Neste quadro encontram-se os teores de Boro, Cobre, Ferro, Manganês e Zinco na solução do solo determinadas em mg/L (miligramas por litro de solução). Os mesmos valores também são apresentados em mmolc/L (milimol de carga por litro). Estes são os principais micronutrientes essenciais.
Neste quadro encontram-se os teores de Alumínio, Cobalto, Silício, e Sódio na solução do solo determinadas em mg/L (miligramas por litro de solução). Os mesmos valores também são apresentados em mmolc/L (milimol de carga por litro). Estes são elementos complementares presentes no extrato. Alguns são tóxicos como alumínio e alguns benéficos como o silício.
Neste quadro encontram-se os teores de Cloreto, Molibdênio e Níquel na solução do solo determinadas em mg/L (miligramas por litro de solução). Os mesmos valores também são apresentados em mmolc/L (milimol de carga por litro). Estes são elementos complementares presentes no extrato. Alguns são benéficos como o molibdênio e níquel.
Neste quadro encontra-se os valores do balanço cátion-ânion. Toma-se a somatória dos cátions e subtraem-se os ânions. Este valor deve ser positivo, pois o balanço deve ser a favor dos cátions.
A condutividade elétrica dada em μS/cm (microsiemens/centímetro) mede a quantidade de sais dissolvidos na solução que conduzem uma corrente elétrica. Assim, quanto maior for a condutividade elétrica, maior a concentração de sais provocando um ambiente salino para as plantas dificultando seu desenvolvimento normal e os processos fisiológicos que envolvem os potenciais osmóticos. No laudo a interpretação se dá pela faixa de cores.