Entenda nosso laudo
O Nitrogênio e uma forma genérica do elemento, expresso como N, no entanto, este pode se compor de varias espécies iônicas. O Laudo apresenta as formas nítrica (NO3–), a forma amoniacal (NH4+) e a forma conhecida com N total, mas na verdade é a determinação de formas de nitrogênio após a digestão sulfúrica, também conhecida por N- Kjeldahl.
O Fosforo expresso como P2O5 pode ser determinado nas variadas formas de solubilidade. O Fosforo total e determinado após a digestão nitro-perclorica, ou seja, digestão com acido forte, portanto todas as espécies são determinadas. O Fosforo solúvel em água e a espécie monocálcica, totalmente solúvel em água. O fosforo solúvel em CNA (citarato neutro de amônio + água) e a espécie bicálcica ,solúvel em meio levemente acido. Esta espécie e como se expressa as garantias de fertilizantes comerciais. Fosforo solúvel em acido cítrico a 2% e a forma tricálcica, esta insolúvel em água. Esta forma é como se encontra o fosforo nos fosfatos naturais ou reativos.
O potássio é expresso em K2O. A determinação do potássio em fertilizantes é somente a forma solúvel em água.
As garantias de macronutrientes são todas na forma total, após digestão. As garantias são para cálcio (Ca) total, enxofre (S) total, magnésio (Mg) total e silício (Si) solúvel.
As garantias de micronutrientes são todas na forma total, após digestão. As garantias são para boro (B), cobalto (Co), cobre (Cu), ferro (Fe), molibdênio (Mo), níquel (Ni) e zinco (Zn).
As concentrações de contaminantes são feitas após digestão, portanto são totais, avalia os elementos cádmio (Cd), chumbo (Pb) e cromo (Cr) em fertilizantes. Avalia ainda a contaminação por biureto em fertilizantes que contenham ureia.
A analise físico-química determina o pH em água, o Índice salino quando comparado ao cloreto de sódio e a condutividade elétrica dos fertilizantes minerais. A condutividade elétrica reflete o índice salino.