Entenda nosso laudo
São apresentados os teores obtidos no laboratório e expressos em g/Kg de M.S. (gramas por quilograma de matéria seca). Verificam-se ainda os respectivos Níveis de Suficiência, os quais só devem ser utilizados caso a amostragem das folhas tenha ocorrido por ocasião do florescimento.
São apresentados os teores obtidos no laboratório e expressos em mg/Kg de M.S. (miligramas por quilograma de matéria seca). Verificam-se ainda os respectivos Níveis de Suficiência, os quais só devem ser utilizados caso a amostragem das folhas tenha ocorrido por ocasião do florescimento.
Em determinações especiais encontram-se os valores de Níquel, Nitrato e Cloro. A seguir encontram-se os elementos benéficos como Alumínio, Cobalto, Selênio, Silício, Sódio e Vanádio, e contaminantes como Cádmio, Chumbo e Cromo.
Neste campo são apresentados os Índices DRIS para as culturas que a Laborsolo dispõe de Banco de Dados para a comparação das Normas de referencia DRIS. Os índices são obtidos a partir dos cálculos em função das normas e apresentados sem custo adicional e podem ser interpretados no fertigrama anexo.
O índice de matéria seca e fornecido a partir das Normas DRIS para a respectiva cultura. E usado para comparar os índices de diagnóstico e se encontrar o elemento mais limitante.
O índice de balanço nutricional indica a somatória dos desvios em relação ao ponto ideal das normas DRIS para a respectiva cultura. Quanto maior for este índice, maiores são os desequilíbrios em relação às normas. Portanto, quanto maior este índice, maior o desequilíbrio nutricional. Pode-se interpreta-lo pela cor do fertigrama.
Neste quadro são apresentados os macro e micronutrientes que se encontram em desequilíbrio, tanto por excesso quanto por deficiência em relação ao Índice de balanço Nutricional. Os nutrientes são colocados em ordem de prioridade.
Para completar o laudo de Análise foliar é apresentado o Diagrama Nutricional, que indica o nível de saúde vegetal através de um fertigrama que compara o IBN e o IMS mostrando se a área representada pela amostra analisada encontra-se em equilíbrio ou desequilíbrio nutricional.