Labor news

2022-09-16 - Análise física do solo, Análise de Solo

Análise físico-hídrica: o solo como você nunca viu!

Análise físico-hídrica: o solo como você nunca viu!

 

A análise Físico-Hídrica, lançada com exclusividade pela Laborsolo, possibilita caracterizar de forma inédita o pilar físico da saúde do solo, quantificando a composição e distribuição dos diferentes tipos de poros do solo, que condicionam todo o fluxo de ar e água e possuem relação direta com o desempenho das plantas, com a produtividade, a resiliência e a sustentabilidade do sistema.

Estabeleça a meta de perfil de solo ideal para cada ambiente

Construir perfil de solo custa caro! E nem toda área precisa de 1 metro de perfil!

Conhecendo a capacidade de armazenamento de água disponível (CAD) do solo e a demanda da cultura, é possível determinar a meta de perfil de solo ideal para cada local, para que a cultura não sofra estresse hídrico.

A partir daí, é só identificar as limitações presentes nesse perfil e buscar eliminá-las através das diferentes práticas de manejo.

Em sistemas irrigados, o conhecimento da CAD do solo é ainda mais fundamental, pois é a partir dela que se determina o turno de rega e as lâminas a serem aplicadas.

Irrigar sem conhecer a CAD do solo não é irrigar, é jogar água!

Garanta que toda a água da chuva infiltre e percole no solo

Com menos de 10% de macroporosidade, a água da chuva tem dificuldade de infiltrar no solo e percolar para camadas mais profundas.

Resultado: menos água armazenada no perfil, encharcamentos mais frequentes, falta de oxigênio para as raízes e erosão.

Mas atenção! Excesso de macroporosidade também tem suas consequências. A mais óbvia é o excesso de drenagem e com isso um secamento mais rápido do solo, resultando em maior suscetibilidade a estresse hídrico. Portanto: meça e monitore!

Identificando exatamente onde o problema está

Fazendo a análise Físico-Hídrica de forma estratificada nos primeiros 40 cm do solo, é possível detectar exatamente o atributo e a profundidade em que o problema se encontra. Isto é fundamental na hora de definir o manejo a ser adotado.

É preciso estar muito atento a isso, pois, para diferentes problemas físicos, existem diferentes soluções. E o remédio errado, neste caso, pode causar ainda mais prejuízo.