2022-02-01 - Análise de Solo
A importância de uma análise de solo
Vivemos um cenário desafiador dentro da agricultura. Cada vez mais os custos de produção se elevam, exigindo uma boa gestão para termos rentabilidade. Com isso, é impossível abrir mão de analisar nosso solo. A fertilidade do solo é a base de tudo.
Conhecer a concentração de cada nutriente em cada camada de seu solo é a segurança para um bom plantio. Por exemplo, um solo deficente em cálcio impossibilita o desenvolvimento ideal do sistema radicular da planta. Já um solo com muito alumínio nas camadas superficiais não permitirá que as raízes das plantas cheguem em camadas mais profundas. E para saber isso só tem um jeito: analisar o solo.
Análise de solo também é economia para o produtor. Em primeiro lugar, o “gasto” com uma análise de solo é insignificante dentro dos custos de produção. Porém, a economia de se conhecer o solo pode ser imensa. Imagine que sua análise de solo identifique que ele está com níveis adequados de fósforo (P) e potássio (K). Nesse caso, você não precisará aplicar o P e o K, contido no adubo NPK. Mesmo que identifique alguma deficiência, você saberá o que, como, quando e onde aplicar. Precisão é sinônimo de rentabilidade na agricultura.
Existem três tipos de análise de solo. A mais corriqueira é a química, que avalia a concentração dos nutrientes do solo. Recomendamos sempre estratificar a análise em pelo menos três camadas, sendo elas 0-10; 10-20 e 20-40 cm, a fim de se avaliar o perfil do solo quanto ao aprofundamento do sistema radicular. Outra análise é a física que, sinteticamente, avalia a estrutura de seu solo, mensurando o percentual de partículas como os criptoporos, microporos e macroporos, para conhecer as condições de aeração e disponibilidade de água desse solo. Há também a análise biológica que avalia a atividade da matéria viva do solo.
A Laborsolo acredita que todas são fundamentais para a fertilidade do solo. Por isso, você pode aproveitar seu período de entressafra ou antes do estabelecimento de uma cultura para realizar coletas dos três tipos de análise. Claro, nada adianta apenas fazer análise de solo. É preciso depois trabalhar com os dados que uma análise segura lhe proporcionará.