2022-02-08 - Análise de Solo
Como fazer sua coleta para análise de solo
Uma boa amostragem é a base para que seu laudo realmente represente a área estudada. Vale sempre lembrar que uma amostra corresponde a uma porção mínima do todo. Logo, alguns cuidados precisam ser tomados para que ela seja significativa ao talhão amostrado.
O primeiro passo que deve-se fazer é distribuir bem os pontos de coleta dentro da área. Um caminho para isso é utilizar o tradicional método zigue-zague, como representado na imagem abaixo.
Porém, para uma melhor representatividade, recomendamos sempre que possível a utilização de sistemas de amostragem e pontos georeferenciados, como o A2P.
Definidos os pontos, é o momento de fazer a coleta. São inúmeras as ferramentas que podem ser utilizadas nessa etapa. Exemplos são trado, sonda, pá de corte ou até mesmo uma simples enxada.
Durante a coleta, recomendamos sempre que tenha três baldes com você. Isso porque o ideal é estratificar sua análise, pelo menos, nas camadas 0-10; 10-20 e 20-40 cm. Então, cada balde será usado para o solo de uma dessas camadas.
Terminada a coleta em todos os pontos, homogenize suas amostras e coloque elas em sacos plásticos devidamente identificados. Depois disso é só enviar para a Laborsolo e aguardar o seu resultado. Claro, tenha o laudo como seu fiel escudeiro na hora de decidir qualquer manejo.